Postado em

[Resenha] It - A Coisa - de Stephen King

It - A coisa
Stephen King

ISBN: 8560280944
Ano: 2014
Páginas: 1104
Editora:
Suma de Letras
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


Durante as férias escolares no ano de 1958, em Derry, uma cidadezinha pacata do Maine, existem sete crianças que aprenderam o real sentindo da palavra amizade, companheirismo, confiança, amor e medo. Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly, descobriram lado mais obscuro do medo. Naquele mesmo verão, eles enfrentaram pela primeira vez - a Coisa -, conhecido como Pennywise; um palhaço sobrenatural e maligno que fez diversas vítimas em Derry. Eles lutaram contra ele, porém fizeram um juramento, que caso a Coisa voltasse, eles voltariam para mandar novamente o sub-humano para as profundezas do inferno.
Quase trinta anos se passaram, os velhos amigos se reencontram após uma ligação de Mike Halon, o único que permaneceu na pacata cidade. Eles terão que unir forças novamente para destruir aquele palhaço endiabrado. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma; só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.


Está aqui a verdadeira origem da minha grande antipatia por palhaços. Eu primeiramente vi o filme e depois de dezesseis anos eu li o livro. Antes de assistir ao filme quando criança, eu já não era muito chegada aos palhaços por causa do Bozo, e para finalizar meu medo por seres do tipo, conheci Pennywise. Após de dezesseis longos anos, eu consegui ler o livro, e fiquei com uma baita raiva de não ter lido antes. Por isso que a adaptação cinematográfica ficou como It - A Obra Prima do Medo.
O livro contém exatamente 1104 páginas, para quem não é acostumado a ler, assusta pelo tamanho, mas ao começar a leitura verá que valerá a pena, e até ficará triste quando os personagens saírem da sua vida. Afinal as trocas intertemporais dos Perdedores na infância ou na fase adulta, voltando a Derry para um novo confronto com a criatura, é feita com tamanha perfeição que leitor fica se sentindo como o 8º perdedor. Realmente, não tem como não se identificar com Bill, Ben, Mike, Bev, Eddie, Richie e Stan.
Você acompanha o amadurecimento dos personagens e a evolução deles, o medo deixado de lado mesmo frente a frente com os perigos que encontram ao delongo do caminho. Atitudes fortes e próprias dos personagens fazem com que o leitor perceba que a obra além de ser grandiosa é simples ao mesmo tempo. A obra passa a mensagem sobre o grande poder da verdadeira amizade.

Eu indico esse o livro e o filme, mas se você acha que só irá encontrar um Palhaço Assassino endiabrado, por favor, desista! A Coisa é bem mais do que isto, é uma força que vai além do imaginário. Ela é o resultado de uma cidade irresponsável, que ao invés de solucionar os problemas, apenas põe pedras em cima, abrindo então um imenso espaço para que a criatura alimentasse das crianças residentes de Derry, assim, usando o medo das pobres crianças como isca. Porém a Coisa também tem medo, embora é esperta para que seja realmente derrotada, porque nos fins das contas ela é eterna e compreende perfeitamente a fraquezas dos humanos.
E então, será que Os Perdedores do Clube dos Otários, irão conseguir derrotar essa criatura das trevas que está acabando com a cidade de Derry há séculos?
Bullying, racismo, crítica a indústria farmacêutica, uso de violência na educação dos filhos, são temas que você irá encontrar em It - A Coisa.



Pennywise te espera no fundo de um bueiro para lhe oferecer um singelo balão de gás, afinal, lá embaixo todos nós flutuamos.

15 comentários :

  1. Eu tenho muita curiosidade de ler algo do Stephen mas esse livro é tão grande que me desanima... kkk
    Nunca tive problema com palhaços apesar de ter uns que assustam mesmo....
    Adorei a resenha...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense que o livro grande é uma montanha que você terá que escalar. Você vai se assustar com o tamanho, mas quando chegar ao topo e ver a paisagem, você verá que valeu a pena.
      Espero que leia alguma obra do tio King, ele é maravilhoso no que faz.
      Beijão.

      Excluir
    2. Adorei as suas palavras de incentivo :)
      Vou tentar ler sim, depois volto aqui pra te contar...
      tbm passe aqui pra dizer que te indiquei pra responder a Tag Liebster Award
      http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/2015/06/tag-liebster-award.html
      bjus

      Excluir
  2. Eu tenho pavor de palhaço acredita ( até morro de vergonha de falar isso )
    Sei-la eles são estranhos
    Beijos fica com Deus . Sucesso
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ter vergonha, eu também não gosto muito de palhaços, hahaha.
      Beijão. Fique você também com Deus, querida.

      Excluir
  3. adoreii tomara que vc goste do meu blog

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nada contra palhaços até gosto dos assustadores kkk
    Adorei a dica e sua resenha ;p
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo, não gosto de palhaços. Mas gosto de assistir e escrever sobre, hahaha.

      Excluir
  5. Esse livro deve ser muito bom mesmo
    porque livros grandes assim, se a história não for boa de verdade a pessoa desiste
    e você ainda deu nota máxima

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Está rolando dois sorteios lá no blog participe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É belíssimo, mas também, vindo do queridíssimo Stephen King, não poderia ser melhor, rs.

      Já estou participando do sorteio.
      Beijão.

      Excluir
  6. Adorei a resenha, Lô. Amo livros grandes. Deve ótimo os livros dele. Vou ler qualquer dia.
    http://mundotecnologiaegames.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre quis assistir esse filme
    mas eu ainda estou procurando coragem... Hahahaha :v
    adorei o post!

    Beijos lindonaaaaa :* <3

    http://batomdebrigadeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post e da sua resenha! Eu amo filme de terror, mas nunca li nada sobre, nem parecido.. Ah! Eu odeiio palhaços rsrs.. Desde que eu tinha uns 7/8 anos, eu morro de medo.. Por causa de uns que apareciam nas festas de folia, com uns chicotes de couro enormes fazendo o maior barulho.. Rsrs. E esse olho no canto da tela? rsrs meu bebê chegou dar um pulo do meu colo, adorei! rsrs.. Obrigada pela visitinha lá no blog, gostei daqui e estou seguindo também! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei o clima do seu blog! Confesso que me espantei quando o olho começou a mexer, mas sobrevivi. Nunca li "It" e está na minha meta de leitura. Do Stephen King eu só li o Iluminado e Christine, voce já leu?
    Estarei te acompanhando por aqui.
    Deixo o meu blog, caso voce queira acompanhar também.
    Um abraço!

    vivendo-o-dark-side.blogspot.com.br

    ResponderExcluir