Postado em

[Resenha] O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira


O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

ISBN: 978-85-62409-07-3
Ano: 2014
Páginas: 300
Editora: Faro Editorial
Pontuação:
♥ ♥ ♥ ♥


"Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer... Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto...O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa órbita, fatalmente desencadearia uma transformação em grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo."

Sou uma eterna amante/fã do suspense/terror e toda essa paixão vem de muito cedo, desde quando me entendo por gente.(Primeiro filme de terror que eu assisti foi aos 3 anos de idade,  o filme era - Chucky - O Brinquedo Assassino). Devo tudo a minha irmã, que me ensinou a gostar dos gêneros, ela tinha medo de assistir sozinha, e então me chamava para assistir junto. Então por toda essa longa jovem vida, eu já vi inúmeras teorias sobre o surgimento do Apocalipse Zombie como um vírus que dissemina uma doença ou um vírus feito em um laboratório; ou a raiva transmitida por algum animal, mas nunca havia visto o surgimento de um apocalipse zombie por meio de um Planeta, isto foi o que mais me chamou atenção e claro por ser um livro de território nacional e com tema de zombies.
Vamos lá, no final de 2017, foi identificado pelo telescópio Hubble um planeta descomunal numa órbita incrivelmente estapafúrdia. Sua amplitude era vinte vezes maior que a Terra e estava vindo em direção a Terra. Após alguns dias os líderes de cada nação tiveram a consciência de avisar a população a infeliz descoberta, deram o nome para o planeta misterioso de M190876, porém para as pessoas o nome do planeta foi chamado de Absinto. As pessoas entraram em pânico, transformando o mundo em um caos, mas, felizmente meses após os cientistas descobriram que não iria colidir com a Terra, passaria raspando, sendo assim, apenas um grande espetáculo — foi o que pensaram —.
A Nasa com muito orgulho publicou uma nota que dizia o dia e o mês que o Planeta Absinto iria atingir seu pico mais próximo da Terra: dia 14 de Julho de 2018, o dia que o mundo parou para observar o grande espetáculo e o fim da raça humana.

Ivan, sua esposa Estela e seus dois filhos
, Matheus e Ana, estão vivendo mais um fim de semana na cidade de São José dos Campos - SP. Seria um fim de semana normal se não tivesse três elementos estranhos: O Planeta, um vento glacial pela manhã e mais tardar um calor insuportável.
Após os afazeres, Ivan e Estela resolvem levar as crianças como de costume ao shopping almoçar e se distrair um pouco. Entretanto é aí que todo o inferno começa, as pessoas começam a desmaiar uniformemente, quem não desmaiou começa a ajudar quem está desmaiado, mas as "pessoas" afetadas acordam, mas algo está mudado, não são mais as mesmas: os olhos estão totalmente brancos, extremamente violentos e claro uma fome excessiva por carne humana. O primeiro ataque começa, as "pessoas" começam a devorar quem ainda é humano e quando mordido não demora mais de um minuto para aliar-se com eles: zombies.

Começa a busca pela sobrevivência, Ivan e Estela lutam contra tudo e todos para salvar seus filhos. De princípio acharam que era um ataque terrorista e tentaram voltar para casa, embora todos os lugares foram afetados e deram-se conta que aquele holocausto foi causado pelo planeta Absinto. Eles acabam instalando-se em um shopping que estava fechado para manutenção e assim encontrando outros sobreviventes.


A história é contada em terceira pessoa,
sendo assim não nos aprofunda nos sentimentos de nenhum personagem, poderia ser contada em primeira pessoa como Ivan ou Estela, ai deixaria a trama mais profundo.
Na obra o vilão não é somente os zombies, mas as pessoas, onde traz toda aquela ideia de idade primitiva de lutar por território, comida e liderança.
A única coisa que me deixou um pouco desgostosa foi o fato de tudo que Ivan planeja sair tudo em mil maravilhas, nada sai errado; ele deseja; ele quer e então ele consegue, não foi algo que me agradou muito. Fora isto, a obra é bastante viciante e foi em menos de dois dias eu havia devorado ele, só não li em um dia só porque eu estava trabalhando durante o dia e estudava durante a noite.

O Vale dos Mortos é uma trilogia; um livro de suspense, de luta/pancadaria, invasão e aventura. Se você for ler a procura de terror, sinto lhe informar, mas não é um literatura de terror. É um livro que deixa um gostinho de quero mais, não é uma leitura cansativa, a forma de escrita do autor é bastante agradável.

A obra
teve comparações com o famoso seriado da AMC — The Walking Dead —, mas eu na minha mera opinião não vi nada parecido com a série, mas sim com o filme A Madrugada dos Mortos. A inspiração do livro, veio após um pesadelo que o autor teve e então colocou em prática e deu no que deu. Ainda é possível que o livro torne-se uma série de TV e eu fico com os dedos cruzados para isto acontecer.
Eu amei a leitura, me deixou super angustiada e no final me deixou com um belo gosto de quero mais, entretanto eu ainda não pude desfrutar da continuação que é Batalha dos Mortos e A Senhora dos Mortos, mas espero que em breve eu possa ler e vir aqui resenhar para vocês.

Enfim, se vocês estão a procura de um livro nacional de aventura, estrategista, suspense e com uma escrita viciante, procurem O Vale dos Mortos nas livrarias.


4 comentários :

  1. Oie!

    Desde quando soube a respeito desse livro, fiquei interessada para iniciar a leitura. Só por ler a sinopse já fiquei ansiosa e o fato de ser nacional me despertou ainda mais atenção. Mas isso diminuiu um pouco quando vi como o autor falou sobre os zumbis. Me pareceu um tanto clichê... Mas deve ser pelo fato de eu nunca ter verdadeiramente gostado do assunto. Mas para quem gosta, deve ser uma leitura maravilhosa. :3 Que bom que você gostou. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, gostei muito de todas do blog kkk , Parabéns , voce tem muito jeito com isso !

    ResponderExcluir